Inscreva-se na newsletter para conteúdo exclusivo.

As mãos que bordam

Ao escolher uma peça bordada à mão do Entrelinhas, você entrelaça sua história à de mulheres resilientes e criativas que transformam fios em obras de arte.

Desde 2021 o Entrelinhas se dedica a ensinar e aperfeiçoar a arte do bordado manual para mulheres em situação de vulnerabilidade social da região de Florianópolis.

Mais do que ensinar um novo ofício, nós somos uma comunidade que floresce em conjunto.

Cada uma de nossas bordadeiras deixa sua marca única nas peças que cria. Nas etiquetas, atrás de cada quadro, você encontrará o nome da artesã que com amor e dedicação bordou sua peça.

Em nosso site, convidamos você a conhecer mais sobre cada uma delas.

Cada ponto, cada linha conta uma história – de superação, de comunidade e de beleza emergindo de mãos habilidosas.

Quando vestimos nossas casas com os quadros produzidos através do Entrelinhas, vestimos histórias de vida, celebramos o artesanato autêntico e apoiamos um futuro mais brilhante para todas as mulheres que fazem parte deste projeto transformador.

Clique nas imagens para conhecer as bordadeiras

As mãos que bordam

Marilis

A Marílis é uma das mulheres incríveis do nosso projeto, está desde o início conosco, o abraço dela é parte dos nossos dias! Marílis é Venezuela e está no Brasil há seis anos, é uma pessoa muito generosa e carinhosa. Uma fortaleza cheia de sorrisos.
 
Ela gosta de bordar, ir à praia, no mercado público e no museu. Para quem ainda não veio à floripa: a Marílis sabe bem aproveitar a cidade!
 
Bordar traz pra ela o sentimento de amor e liberdade. No projeto Entrelinhas encontrou um ofício que traz concentração e proporciona calma. Ela gosta de passar tempo com as amigas e tomar aquele cafezinho que sempre tomamos juntas (com bolinho, claro)!
 
A Marílis adora bordar o ponto haste, que é o ponto que usamos para bordar as letras dos nossos quadros!
As mãos que bordam

Lida Mckenzie

Essa é a senhorita Lida, não senhora!

Com ela nós damos boas risadas, aprendemos muitas palavras em espanhol, muitas boas e muitas que não vamos contar aqui rsrs.

Ela topa todos os programas, nos presenteia com seu super sorriso, e nos faz sentir completamente em casa em sua presença! Se ela te responder com “OK OK OK”, quer dizer que não entendeu nada do que você falou!

Senhorita Lida é nossa grande companheira, cozinheira, borda meticulosamente, e é muito criativa, mas nunca proponha uma aquarela, que isso ela não curte rsrs.

Obrigada por alegrar nossas vidas, senhorita!

As mãos que bordam

Yelitza

A Yelitza é uma fortaleza, resiliente, sorridente, muitíssimo inteligente e cheia de energia! É um prazer tê-la conosco.

Ela é responsável pelos bolos deliciosos e pelos pães que sempre compartilhamos no projeto com cafezinho, afinal, esse é um dos motivos que nos reunimos!

Vem direto do trabalho, faz todo o nosso lanche, e vem abrir seu coração fazendo bordado com a gente. Com ela nos sentimos acolhidos, fazendo parte da sua família amada.

 

Yelitza gosta de bordar o ponto haste e o ponto atrás, também gosta do ponto rosa, que resulta em uma flor! 

“O sentimento que o projeto me traz é muito lindo, porque muitas mulheres de diferentes culturas e religiões, conseguem se reunir em uma só família. Aqui deixamos para trás nossas dificuldades para estarmos juntas e trabalhar, isso nos faz mulheres guerreiras.”

 

As mãos que bordam

Ligia Margarita

A sra. Ligia tem 69 anos bem realizados (de acordo com ela haha), ela é venezuela e está há 4 anos no Brasil. Ela diz que gosta de todos os tipos de artesanato e que gostaria de saber mais sobre o Brasil.

Perguntamos a ela sobre o que ela gosta no projeto e como ela se sente:

Gosto de tudo no seu projeto, principalmente da instrutora que é fofa e amorosa.

O projeto significa “relax”, entretenimento e aprendizado. É muito bonito! Me dá paz e tranquilidade. Gosto de todos, são muito fofos.”

Porque ela é uma mulher vergataria: “Sou uma mulher vergatariana ou virtuosa; pela luta constante que venho travando sem parar desde que me lembro. Minha vida tem sido uma luta, por isso eu amo isso!!!”